terça-feira, 8 de dezembro de 2009

OS DEUSES ESTÃO SURDOS
















Tenho um habito estranho, procuro sempre um templo para orar,
e todas as vezes que nele adentro, procuro encontrá-lo vazio,
minhas preces são voltadas para o silêncio, para a serenidade,
procuro calar-me, abstenho-me de falar, aflora meu lado taciturno.
Silencio-me diante da alma, tento recorrer a mim mesmo.
Durante uma vida procurei Deus, e o encontrei no silêncio.
Ele fez moradia dentro da minha alma, construiu ali um templo.
Vivo assim, como somos vizinhos cada um respeita o silêncio do outro.
Passamos um pelo outro a todo momento, a toda hora, por toda a vida.
Entre nós não existe obediência, submissão, temor...
Eu não tenho medo dele, nem ele de mim, acordamos ser livres, eu e ele..
Em um fim de noite, eu e ele estávamos na varanda olhando o luar,
Perguntei-lhe? Porque os Deuses estão surdos.
A sua sapiência o fez gargalhar o resto da noite, sem parar.
Já sabia o porque da pergunta...o porque da indagação.
- Minha residência é próxima de um galpão onde grupos oram, gritam.
Clamam a presença de Deus de forma veemente,
berram, choram muito e impertinentemente.
Ele olhou-me ternamente...falou-me do livre arbítrio entre os homens.
Mostrou-me de forma simples, o quando é impotente diante da vontade.
Disse-me que cada um poderia chamá-lo de qualquer maneira,
ele estaria sempre ali, estendendo sua mão e sua alma.
Eu continuei achando que tem Deuses surdos...
Ele me abraçou e continuou a gargalhar,
fomos dormir.

Ari Mota

Um comentário:

Lara Amaral disse...

Que bonito o seu silêncio, sua prece nesse poema!

Acho a poesia uma linda forma de demonstrar esse Deus que cada um acredita individualmente, independentemente de qualquer religião.